Conforme comentado no tema de vegetação, os edifícios envidraçados são bonitos, mas eles trazem benefícios?

Esses edifícios são oriundos de países que possuem pouca iluminação natural e de baixas temperaturas, devido ao fato de necessitarem aproveitar a luminosidade do sol e seu aquecimento de forma natural e reduzir os gastos com energia. Claro que assim também temos a forma imponente e a beleza, inscritos nesses grandes prismas.

Mas há um pequeno equívoco ao instalarem esses edifícios no Brasil. Aqui o que mais temos é insolação, desta forma essas construções super aquecem. Com isso se faz necessário uma pesada estrutura de refrigeração de ar. Além dos vidros necessitarem de películas para amenizar esse efeito e persianas para diminuir a luminosidade, acarretando assim, reflexos ao seu redor, aumentando as conhecidas ilhas de calor. E por causa das persianas se faz o uso de lâmpadas durante o dia nos ambientes de trabalho.

Resumo da história, um edifício que inicialmente foi projetado pra reduzir custos financeiros e ambientais, construído no ambiente errado, aumenta demais recursos e impacto ambiental.

Será que vale a pena tudo isso pela estética. Sinceramente eu acho que tudo que é bonito tem que fazer sentido. Oque você acha?