Nesta imagem ao lado temos uma iniciativa do governo do estado de São Paulo em pró de captação de energias sustentáveis no largo da batata, onde essas folhas flexíveis geram energias para carregar celulares nos bancos do canteiro. Esses novas placas solares por serem flexíveis tem uma gama de aplicações bem maior do que suas antecessoras, se tornando uma grande opção para ampliar os programas de energias renováveis. Elas ainda tem uma eficiência menor do que as outras, mas já é um passo para o futuro.

Na sua residência você também pode instalar painéis fotovoltaicos para captar sua própria energia. Há alguns anos foi permitido pelo governo a existência de micro geradores de energia adicionando à rede pública sua produção, e o que significa isso? Significa que antes qualquer um que quisesse ter energia produzida pelos painéis em suas casas, deveria armazena-las em baterias estacionárias. Agora através de um conversor de cargas você não precisa mais de armazenamento, sua produção será geradora de descontos em sua conta mensal, ou até geradora de créditos, caso sua produção seja maior que seu consumo.

Os impostos sobre os produtos eco-eficientes ainda são altos, quando já deveriam ser zero, mas mesmo assim a média de tempo de retorno no investimento de uma estrutura geradora de energia, gira em torno de 5 anos. Depois disso é lucro certo por tempo indeterminado, com as devidas manutenções.