O primeiro cuidado ao Deck de madeira é a escolha da madeira, antes de aceitar qualquer opinião é necessário saber se é uma madeira resistente às ações do tempo, depois avalie a procedência dela, sempre pergunte de que forma que ela foi seca. Se a resposta for que ela ainda está úmida, ou foi recém cortada, não serve para seu uso, mas porque? Madeiras recém cortadas ainda não foram secas de forma adequada, portanto ainda poderão sofrer fortes empenos e torções.

Aplique Stain nas madeiras, ele é um produto impregnante que vai proteger muito o Deck, e por mais tempo. Mesmo com o Stain não deixe de aplicar o verniz para melhorar a resistência ao tempo e também para dar mais acabamento. Veja bem, se o profissional te falar que só o verniz basta, não aceite, exija a aplicação do Stain antes.

As aplicações do Deck são variadas, mas estão mais associadas às áreas de lazer, como entorno de piscinas, gazebos, áreas de churrasqueiras, circulações e jardins. Podendo ser utilizados em certos projetos em banheiros também, isso quando planejado da forma correta. 

Uma técnica boa é o Deck modular, placas são instaladas sobre uma base de concreto liso, e  algumas placas são fixas, mas a maioria é solta, fazendo com que você possa fazer uma limpeza melhor abaixo do Deck, afinal eles tem vão entre as peças e muita sujeira acaba caindo para baixo.